quarta-feira, 30 de maio de 2007

Exército de Terracotta

O Exército de Terracotta, criado para acompanhar o Imperador Qin na sua suposta vida além-túmulo, foi descoberto em 1974 perto de Xi’an, durante trabalhos de irrigação. Constituído por mais de 7.000 estátuas de guerreiros, cavalos e até carruagens, em tamanho natural, feitas com uma mistura de argila e terra, este exército fazia parte do mausoléu do Imperador Qin Shi Huang.

É fascinante pensar que a construção deste mausoléu teve início em 246 a.C e que nele estiveram envolvidos 700.000 trabalhadores e artesãos, os quais, segundo dizem os historiadores, levaram 38 anos até completar esta obra (isto sim é que eram verdadeiros engenheiros...os dos tempos actuais, ao lados destes, não passam de crianças a brincar aos Legos!). Para além da elevada quantidade de exemplares criados e as consideráveis dimensões que cada um apresenta, é absolutamente admirável o cuidado que tiverem, ao conferir aos guerreiros uma forma, expressão facial e até corte de cabelo, diferenciando-os um a um.

Se tiverem curiosidade em saber um pouco mais sobre esta fabulosa descoberta arqueológica (a qual já não é novidade, mas que a meu ver não deixa de merecer atenção. Acredito mesmo que, de alguma forma, esta obra enceta uma mensagem que aguarda ser, genuinamente, interpretada pela dita civilização moderna) pode encontrar mais informação no Wikipédia.



Sem comentários: