terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A génese do calçado

William J. Meister andava a pesquisar fósseis de trilobites no Utah em 1968 quando encontrou um, mas dentro deste surgiu uma pegada que parecia revelar uma sandália. Este facto causou-lhe muita surpresa porque a extinção dos trilobites datava muito tempo antes do homem moderno surgir. A rocha estava na formação Wheeler do meio Cambriano - geologicamente datada de mais de 500 milhões de anos atrás.

Esta descoberta relatada pelo Dr. Melvin Cook em 1970 animou muitos senhores que se opõem à evolução, como criacionistas, e mesmo aqueles que defendem a idéia de 'deuses astronautas', como Däniken. A imagem é realmente impactante: parece ser prova de que um ser humano calçado pisou sobre um trilobite há milhões de anos atrás.

Os trilobites são reais mas o que parece uma pegada não suporta um exame mais detalhado. Não há evidência de que a suposta pegada faça parte de uma trilha, nem há deformações esperadas por diferenças de pressão que ocorrem quando se caminha. O que parece uma pegada é resultado de processos geológicos naturais, o que é comprovado porque há diversas outras 'pseudo-pegadas' na área.

Eu gosto de pensar que estes tais trilobites já na altura tivesse inventado o calçado e que esse tal trilobite fosse um ser feminino que tenha lançado a tendência das sandálias. Assim poderei encontrar um justificação histórica, impressa na nossa matriz, para a enorme pancada que as mulheres modernas desenvolveram...a paixão pelo calçado. Uma teoria um pouco rebuscada e sem qualquer base científica, mas não deixa de ser curiosa. Não concordam minhas senhoras?

Sem comentários: