terça-feira, 20 de julho de 2010

Objecto de desejo - Anel Puzzle de Antonio Bernardo


Anel Puzzle Curvo, uma das peças de maior complexidade já criadas por Antonio Bernardo, acaba de receber o Red Hot Design Award, um dos maiores e mais conceituados prémios de design do mundo. As jóias do reconhecido designer brasileiro já se encontram disponíveis em Portugal num exclusivo da Elements Contemporary Jewellery.

Do desafio de criar uma jóia composta por várias partes, capaz de ser montada e desmontada, nasceu em 2006 o Anel Puzzle com a assinatura de Antonio Bernardo. Premiado no mesmo ano com o If Desing Award, um dos principais prémios mundiais de design, o Puzzle instigou o designer a criar uma releitura da jóia original. Três anos mais tarde Antonio Bernardo deu continuidade ao desafio e apresenta agora a versão arredondada - o Anel Puzzle Curvo. Composto por oito pequenas peças que, por terem as superfícies curvas, exigiram ainda mais arte de engenho para que se encaixassem umas nas outras de forma imperceptível a quem olha o anel na versão mix (ouro branco, amarelo e rosa) ou em prata.

A possibilidade de montar e desmontar a jóia tridimensional é uma das suas características que fascina quem com ela entra em contacto. “É uma jóia lúdica, que quem usa pode brincar com ela. O que de facto segura todo o mecanismo é o dedo. Partimos das 7 peças até chegar à última, um pin, que sustenta todas as outras. Pode não ter sido a jóia mais difícil que criámos, mas é, sem dúvida, uma das mais complexas”, garante o designer.
Na Imagem - Anel Puzzle Curvo de António Bernardo - Ouro amarelo, branco e rosa – 4370€, na Elements Contemporary Jewellery.

Sem comentários: